Apresentação


“Somos violentos quando a homogeneização nos faz desconhecer que o maior património que conta na vida e na cultura é a diversidade” (Juan Restrepo, 2006).

A educação intercultural é hoje um grande desafio da sociedade e das escolas. Globalização e interculturalidade parecem caracterizar as sociedades contemporâneas, onde as trocas e encontros entre as populações e suas diferentes culturas marcam o dia-a-dia.
Promover a integração dos imigrantes e, actualmente, construir e formar identidades que aceitem e valorizem a diferença e a diversidade são alguns dos objectivos dos Governos e Organizações. As escolas e outras Instituições de âmbito social reconhecem, cada vez mais, a necessidade de proporcionar e transmitir valores humanos às crianças e jovens que vivem num ambiente plural.
Em 2009, no Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, Portugal foi destacado pelas boas práticas na integração de imigrantes. Recentemente, foi também aprovado pelo Conselho de Ministros o Plano para a Integração dos Imigrantes (PII) (2010-2013) que, entre as medidas e estratégias de intervenção que preconiza, abrange novas áreas, nomeadamente, a diversidade e a interculturalidade. A par da responsabilização do Estado, o PII incentiva também a participação da sociedade civil, através de iniciativas próprias.
O Projecto Escolhas em Movimento, financiado pelo Programa Escolhas - ACIDI, reconhece a necessidade da Educação Intercultural e a partir das suas parcerias pretende promover a reflexão sobre esta temática.
  Neste sentido, parece pertinente reflectir sobre as políticas acerca desta matéria, assim como discutir os principais resultados da investigação, de forma a poder traduzi-los em princípios orientadores da intervenção. Pretende-se, também partilhar e aprender a partir da experiência de boas práticas, nomeadamente, projectos que recorrem a estratégias baseadas na criatividade, na arte e na cultura.

Por tudo isto, convidamo-lo a estar presente dia 16 de Dezembro na Universidade Católica Portuguesa, Campus da Foz.
A inscrição é gratuita e poderá fazê-la neste blogue.  

A comissão organizadora.